1º ano do Ensino Fundamental usa óculos de realidade virtual

O cuidado com o colega também fez parte da atividade

As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII estão utilizando óculos de realidade virtual para vivenciar temas relacionados aos seus projetos de estudos. As atividades, que acontecem no Laboratório de Tecnologias, abordam assuntos diversos, já que cada turma tem um projeto investigativo diferente. Enquanto a 1B investiga o Planeta Terra e a 1D está ampliando o olhar para o corpo humano, a 1F e a 1H estão estudando, bem de perto, o fundo do mar e os dinossauros, respectivamente.

Na realidade aumentada, as crianças inseriram dinossauros tridimensionais no ambiente real

Incentivadas pela coordenadora pedagógica da etapa de 1º ao 5º ano, Ianne Ely Godoi Vieira, as professoras do 1º ano decidiram ser as pioneiras a empregar a ferramenta durante os estudos. “Precisamos usar as tecnologias ao nosso favor, para que de fato, contribua e enriqueça as aprendizagens, além de oportunizar um momento totalmente lúdico para os pequenos”, comenta a professora Melissa Klein que, além da realidade virtual, experimentou com as crianças a realidade aumentada.

Os óculos usados pelas crianças são da auxiliar do Laboratório de Tecnologias, Silvia Marcon, e da professora Melissa.

Realidade virtual na Educação – A Educação é um dos principais horizontes da realidade virtual. A imersão em ambientes virtuais pode reproduzir vivências e facilitar a compreensão de conceitos de forma mais eficiente do que a teoria pura. Depois dos celulares, acredita-se que a realidade virtual seja a próxima grande mudança que a tecnologia trará para a vida das pessoas.

É uma atividade muito significativa. As crianças estão vivenciando uma experiência lúdica, integrando o aprendizado com a tecnologia. Além disso, estão conhecendo um pouco mais sobre realidade aumentada e realidade virtual, diferenciando as tecnologias que serão trabalhadas ao longo do projeto”, acredita Silvia Marcon, auxiliar do Laboratório de Tecnologias.

%d blogueiros gostam disto: